EFEITO DO CÁLCIO SOBRE AS CARACTERÍSTICAS ANATÔMICAS DE RAÍZES DE MILHO (Zea mays L.) “SARACURA” BRS-4154 SUBMETIDO AO ALAGAMENTO EM CASA DE VEGETAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v3n02p%25pKeywords:
encharcamento, anatomia, milho.Abstract
O milho “Saracura” BRS-4154 apresenta-se como uma opção válida para as várzeas sujeitas ao alagamento temporário. Pesquisas têm demonstrado que a presença de CaCl2 no ambiente de germinação alagado aumenta a tolerância do milho “Saracura” a essa condição. Este trabalho foi conduzido em casa de vegetação na Embrapa Milho e Sorgo, localizada no município de Sete Lagoas – MG, com o objetivo de obter melhor conhecimento das alterações anatômicas em Milho “Saracura” BRS-4154 sob efeito de cálcio e alagamento. As plantas foram submetidas aos tratamentos com e sem adição de uma dose de 300kg/ha de cloreto de cálcio, incorporado em todo o solo. Cada tratamento foi avaliado em condições normais de irrigação e sob encharcamento imposto a partir do estádio V6 até a floração. O tratamento controle foi com irrigação normal e sem aplicação de cálcio. As avaliações do ensaio foram realizadas na floração. Foram retirados fragmentos de raízes de 5cm de comprimento, os quais foram submetidos a técnicas clássicas em microtécnica vegetal para confecção e analise de tecidos. Foram observadas diferenças anatômicas entre os tratamentos alagado e com irrigação normal. O alagamento induziu, em raízes, aumento de espaços intercelulares, aumento da espessura do córtex e do cilindro vascular. Em relação à espessura da epiderme, esta foi mais espessa em condições normais. A presença de aerênquimas ocorreu somente em plantas em condições alagadas, comprovando que esses não são constitutivos desta espécie. A proporção de aerênquimas diminuiu com a aplicação de cálcio, mostrando a participação desse íon em manter a integridade da parede celular, evitando o colapso desordenado e aumentando a sobrevivência da planta em condições alagadas. A aplicação de cálcio influenciou no arranjo celular da epiderme e promoveu um menor espessamento da exoderme em condições normais de irrigação.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of work and recognition of the work of authorship and initial publication in this journal.
Authors are able to take on additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, in an institutional repository or publish as a book), with acknowledgment of its initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg, in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as this may leadto productive exchanges, as well as increase the impact and citation of published work.