INOCULAÇÃO DE SEMENTES COM Azospirillum brasilense E DOSES DE NITROGÊNIO MINERAL EM MILHO CULTIVADO EM SISTEMA PLANTIO DIRETO
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v18n3p396-407Keywords:
Zea mays L.Abstract
A procura de alternativas viáveis para reduzir o uso de fertilizantes tem crescido e a inoculação de sementes com Azospirillum brasilense pode suprir tal necessidade. Dessa forma o objetivo do trabalho foi avaliar o desempenho agronômico do milho, em função da inoculação das sementes com A. brasilense e das doses de nitrogênio em cobertura, em sistema plantio direto, nos anos agrícolas de 2010/11 e 2011/12 (primeira safra). Os experimentos foram conduzidos na área experimental da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, localizada no município de Selvíria – MS, em LATOSSOLO VERMELHO Distrófico típico argiloso e com irrigação por aspersão. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados dispostos em um esquema fatorial 5x2, com quatro repetições. Os tratamentos foram constituídos por cinco doses de nitrogênio em cobertura (0, 30, 60, 90 e 120 kg ha-1 de N), com ou sem inoculação de sementes com Azospirillum brasilense. Foram avaliados: população final de plantas, teor de N nas folhas, altura de plantas, altura de inserção da espiga, massa total da espiga despalhada, massa de grãos por espiga, massa de 100 grãos e produtividade de grãos. Os dados obtidos foram submetidos ao teste F da análise de variância, em seguida, por regressão polinomial para o estudo das doses de nitrogênio, ajustando-se modelos de equações lineares e quadráticas. Concluiu-se que a inoculação de sementes de milho com Azospirillum brasilense proporcionou maior população final de plantas, massa total de espiga despalhada, massa de grãos por espiga e produtividade de grãos; o incremento das doses de nitrogênio aplicado em cobertura aumentou o teor de N foliar, a massa de 100 grãos e a produtividade de grãos; a inoculação com Azospirillum brasilense e a dose 120 kg ha-1 de nitrogênio proporcionou a maior produtividade de grãos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of work and recognition of the work of authorship and initial publication in this journal.
Authors are able to take on additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, in an institutional repository or publish as a book), with acknowledgment of its initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg, in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as this may leadto productive exchanges, as well as increase the impact and citation of published work.