ÉPOCA DE SEMEADURA E REGIMES DE CORTE NA PRODUÇÃO DE FITOMASSA E GRÃOS DE MILHETO FORRAGEIRO
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v5n01p%25pKeywords:
Pennisetum glaucum (L.) R. Br., manejo de cortes, dupla finalidade.Abstract
O milheto é uma gramínea anual, de clima tropical, empregada para a alimentação animal como forrageira, em pastejo direto, para corte, feno, silagem e colheita de grãos para ração. Em função da rapidez de crescimento, é recomendado para a produção de biomassa, visando a cobertura do solo no sistema de plantio direto, no Brasil Central. O presente trabalho teve o objetivo de estudar o comportamento do milheto, após diferentes regimes de corte, semeado em duas épocas do ano, para verificar a possibilidade de cultivá-lo nas condições de Botucatu, SP, se possível com dupla finalidade de produção, fitomassa e grãos. O experimento foi conduzido em vaso, sob túnel plástico, em delineamento de blocos ao acaso, com duas épocas de semeadura (abril e setembro), cada uma com cinco tratamentos: T1) crescimento livre, sem cortes; T2) um corte, quando a planta atingiu 50 a 70 cm de altura; T3) um corte, quando a planta atingiu o florescimento; T4) seqüência de três cortes, quando a planta atingiu 50 a 70cm de altura; T5) seqüência de dois cortes, quando a planta atingiu o florescimento, e cinco repetições. Foram avaliados o desenvolvimento da planta, a ocorrência dos principais estádios fenológicos e a produção de grãos por planta. Os dados foram submetidos à análise estatística por meio de análise conjunta das épocas de semeadura e as médias, comparadas pelo teste Tukey, a 5% de significância. Comparados à testemunha (T1), destacaram-se quanto à produção de fitomassa os tratamentos T2, T3 e T5, na semeadura de setembro, e o tratamento T2, para ambas as épocas de semeadura, quanto à produção de grãos. A época de semeadura e o regime de corte afetam a produção de fitomassa e de grãos de milheto.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of work and recognition of the work of authorship and initial publication in this journal.
Authors are able to take on additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, in an institutional repository or publish as a book), with acknowledgment of its initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg, in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as this may leadto productive exchanges, as well as increase the impact and citation of published work.