RELAÇÃO DA LEITURA DO CLOROFILÔMETRO COM O N TOTAL NA FOLHA DE PAINÇO (Panicum miliaceum L.) EM FUNÇÃO DA ADUBAÇÃO NITROGENADA DE COBERTURA
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v6n02p%25pKeywords:
clorofila, leitura SPAD, diagnose foliar.Abstract
O medidor portátil da estimativa proporcional do teor de clorofila (índice SPAD-502) permite leituras instantâneas, podendo ser ideal para predizer as necessidades de N, pois o método realizado em laboratório é demorado e destrutivo. Portanto, o presente trabalho objetivou avaliar a relação entre a leitura do clorofilômetro com o teor de N total na folha de plantas de painço, no estádio anterior ao florescimento, em função da quantidade de N aplicada em cobertura. O experimento foi instalado em caixas de cimento amianto (50 L), sob túnel de plástico, na Faculdade de Ciências Agronômicas/UNESP - Botucatu (SP), empregando-se o delineamento experimental de blocos casualizados em esquema fatorial 2x6, em que os tratamentos utilizados foram duas cultivares de painço (AL Mogi e AL Tibagi) e seis quantidades diferentes de adubação nitrogenada (0, 40, 80, 120, 160 e 200mg/L). As variáveis analisadas foram os valores do índice SPAD nas folhas (clorofila), medido pelo clorofilômetro, e o teor de N total. Os dados foram submetidos à análise de variância, comparação de médias, regressão polinomial e análise de correlação linear simples. As cultivares apresentaram respostas semelhantes para as variáveis avaliadas, em função da adubação com N em cobertura. A aplicação de 40mg/L de N no painço foi suficiente para incrementar os valores do índice SPAD e teor de N. Os valores de SPAD e o teor de N na folha correlacionaram-se positivamente, podendo o clorofilômetro ser utilizado na indicação de possível deficiência de N para a cultura do painço.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of work and recognition of the work of authorship and initial publication in this journal.
Authors are able to take on additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, in an institutional repository or publish as a book), with acknowledgment of its initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg, in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as this may leadto productive exchanges, as well as increase the impact and citation of published work.