APLICAÇÃO DE FERTILIZANTES COM INIBIDOR DE NITRIFICAÇÃO E MICRONUTRIENTES, NA CULTURA DO MILHO
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v7n02p%25pKeywords:
Zea mays, adubos nitrogenados, DMPP, zinco.Abstract
O nitrogênio é essencial para a obtenção de altas produtividades de milho. O manejo de N, bem como a tecnologia de fertilizante, têm influência na eficiência da fertilização nitrogenada. O objetivo deste trabalho foi comparar os efeitos da aplicação do fertilizante nitrogenado (sulfonitrato de amônio), com inibidor de nitrificação (DMPP), em relação à aplicação da uréia como adubo convencional e, também, efetuando a aplicação dos micronutrientes Zn e Mn, nas formulações suspensão concentrada (SC) e solução líquida (SL). O experimento foi conduzido na estação experimental da Universidade Federal de Uberlândia, localizada no município de Uberlândia, MG, com delineamento experimental de blocos casualizados, com seis tratamentos e quatro repetições. O híbrido de milho cultivado foi Pioneer® 30F53. A adubação de semeadura, com uréia, foi de 500kg/ha de 08-28-16 + 500kg/ha de gesso agrícola, sendo as aplicações em cobertura com uréia realizadas aos 25 e 35 dias após a emergência, na dose de 60kg de N/ha cada, totalizando 160kg/ha de N. Os tratamentos com o fertilizante com inibidor de nitrificação (DMPP) receberam a dose de 160kg/ha de N em uma única vez, na semeadura, juntamente com 80kg/ha de K2O e 140kg/ha de P2O5, com os fertilizantes cloreto de potássio e superfosfato triplo, respectivamente. O fertilizante com inibidor de nitrificação resultou em aumento significativo na produtividade de milho, em relação à adubação convencional com uréia, na ausência de micronutrientes. A aplicação de Zn e Mn resultou em aumento de produtividade, quando aplicados via semente, comparados à adubação convencional com uréia, na ausência de micronutrientes.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of work and recognition of the work of authorship and initial publication in this journal.
Authors are able to take on additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, in an institutional repository or publish as a book), with acknowledgment of its initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg, in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as this may leadto productive exchanges, as well as increase the impact and citation of published work.