EFEITO DE DOSES DE CLORETO DE POTÁSSIO SOBRE A GERMINAÇÃO E O CRESCIMENTO INICIAL DO MILHO, EM SOLOS COM TEXTURAS CONTRASTANTES
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v8n02p%25pKeywords:
Zea mays, salinidadeAbstract
A aplicação de altas doses de fertilizantes potássicos na semeadura pode aumentar a concentração eletrolítica da solução do solo, dificultando o desenvolvimento das raízes. Este trabalho foi conduzido objetivando avaliar o efeito de doses crescentes de KCl na semeadura sobre a germinação e o crescimento inicial do milho. O experimento foi conduzido no laboratório da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, localizado na cidade de Lages, SC. Os tratamentos consistiram de seis doses de KCl, equivalentes a 0, 20, 40, 80, 120 e 160 kg/ha de K2O, aplicadas a cinco solos com teores contrastantes de argila. Avaliaram-se a percentagem de germinação, a matéria seca da parte aérea (MSPA), da raiz (MSR) e a condutividade elétrica do solo. Houve redução na percentagem de germinação na maior dose de KCl em três dos cinco solos estudados, sendo o efeito negativo mais intenso no solo com menor teor de argila. A MSPA e a MSR reduziram-se com a aplicação da dose máxima de KCl, para todos os solos. A condutividade elétrica aumentou com o acréscimo na dose de KCl, independentemente da textura do solo. A aplicação de altas doses de KCl na semeadura reduz a germinação e o crescimento inicial do milho, principalmente em solos arenosos, com baixo poder tampão.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of work and recognition of the work of authorship and initial publication in this journal.
Authors are able to take on additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, in an institutional repository or publish as a book), with acknowledgment of its initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg, in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as this may leadto productive exchanges, as well as increase the impact and citation of published work.