PRODUTIVIDADE DE HÍBRIDOS DE MILHO EM FUNÇÃO DO ESPAÇAMENTO E DA POPULAÇÃO DE PLANTAS EM SISTEMA DE PLANTIO CONVENCIONAL
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v13n2p162-173Keywords:
densidade de semeadura, arranjo populacionalAbstract
O espaçamento e a população de plantas afetam a produtividade do milho. Objetivou-se, com o presente trabalho, avaliar o efeito da população de plantas e do espaçamento entrelinhas sobre o crescimento e a produtividade de dois híbridos de milho. O experimento foi realizado em sistema de cultivo convencional no município de Alta Floresta, Mato Grosso, em um Latossolo Vermelho Amarelo distrófico. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso, em esquema fatorial 3x2x2, com três repetições, sendo três densidades de semeadura da cultura do milho (40.000, 60.000 e 80.000 plantas ha-1), dois espaçamentos entrelinhas (0,45 m e 0,90 m) e dois híbridos de milho (AS 32 e AS 1540). Foram avaliadas as variáveis de crescimento (altura de plantas, altura de inserção de espiga, comprimento do entrenó e diâmetro de colmo) e os componentes de produção (comprimento da espiga, diâmetro da espiga, massa do sabugo, diâmetro do sabugo, número de grãos por fileira, fileiras por espiga e massa de 100 grãos), além da produtividade de grãos. Os híbridos estudados (AS 32 e AS 1540) apresentam respostas semelhantes para as variáveis de crescimento (altura de inserção de espiga, altura de plantas, comprimento do entrenó e diâmetro do colmo) e produtividade de grãos. O espaçamento de 0,45 m entrelinhas promove aumento de produtividade de grãos de 17,2% em relação ao espaçamento de 0,90 m, sendo o comprimento da espiga e o número de grãos por fileira os principais responsáveis por esse aumento. As densidades de 60.000 e 80.000 plantas ha-1 proporcionam incremento na produtividade de grãos de 12,5 e 13,6%, respectivamente, quando comparadas à população de 40.000 plantas ha-1.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of work and recognition of the work of authorship and initial publication in this journal.
Authors are able to take on additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, in an institutional repository or publish as a book), with acknowledgment of its initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg, in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as this may leadto productive exchanges, as well as increase the impact and citation of published work.