CONSEQUÊNCIAS DA CONTAMINAÇÃO NA PRODUÇÃO DE SEMENTES DE HÍBRIDOS DUPLOS DE MILHO
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v13n3p364-370Keywords:
Zea mays, ProdutividadeAbstract
O trabalho foi realizado para verificar as consequências das diferentes porcentagens de contaminação na produção de sementes F1 do híbrido duplo. Contaminação devido ao pendão não retirado das linhas fêmeas, quando se utiliza como genitor feminino a população em equilíbrio derivada de híbrido simples. Os tratamentos avaliados foram oito porcentagens com plantas do genitor feminino (C), no desempenho da geração F1 do híbrido duplo UFLA 1 (H), em três locais. O delineamento utilizado foi o de blocos ao acaso com seis repetições e quatro linhas com 100 plantas por parcela. Foram avaliados os caracteres altura de plantas e de espigas, a produção de grãos por planta (g/planta) de C e H e a produtividade de grãos por área. Constatou-se que no H a altura da plantas e de espigas aumenta com a redução da percentagem de C na parcela. No caso da planta contaminante C, ocorreu o contrário. A produtividade, g/planta, tanto para C como para H foi incrementado com o aumento na porcentagem de plantas contaminantes. Cada um porcento de plantas oriunda do genitor feminino (C) reduziu a produtividade de grãos, por área, em 58,4 kg/ha.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of work and recognition of the work of authorship and initial publication in this journal.
Authors are able to take on additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, in an institutional repository or publish as a book), with acknowledgment of its initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg, in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as this may leadto productive exchanges, as well as increase the impact and citation of published work.