EFEITO DA DEBULHA E DA CLASSIFICAÇÃO SOBRE O TAMANHO E A QUALIDADE DE SEMENTES DE MILHO-PIPOCA
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v2n01p%25pKeywords:
semente, milho-pipoca, debulha, tamanho, armazenamento.Abstract
Trabalhando com sementes de milho-pipoca DFT 2 (ciclo de seleção 1), procurou-se avaliar os efeitos da debulha e da classificação em tamanho na qualidade fisiológica das sementes, durante o armazenamento. As sementes, com umidade inicial de 11% (b.u.), foram submetidas à debulha manual e à debulha mecânica, por meio de debulhador estacionário com rotação do cilindro de aproximadamente 250 rpm. Após a debulha, as sementes foram classificadas de acordo com o formato e tamanho, por meio de peneiras. Foram determinados a percentagem de retenção nas peneiras e o peso de 100 sementes. Os tratamentos para avaliação dos danos mecânicos e da qualidade fisiológica das sementes foram compostos por sementes retidas em peneira de crivo oblongo nº12/64 x 3/4", sementes retidas em peneiras de crivos redondos de nº13, nº14 e nº 15/64” e a testemunha. As sementes foram, então, expurgadas com fosfina e armazenadas em UBS (Unidade de Beneficiamento de Sementes), em Viçosa, MG, durante um período de dez meses. As avaliações da qualidade fisiológica das sementes foram realizadas no início e aos dez meses de armazenamento, bem como a determinação do grau de umidade. O dano mecânico foi determinado pelo teste em tintura de iodo a 4%, no início do armazenamento. Os resultados mostraram que a debulha mecânica teve efeito prejudicial na germinação e no vigor das sementes. As sementes sem classificação foram as mais danificadas mecanicamente, seguidas das sementes redondas, que apresentaram resultado intermediário em relação às achatadas. As sementes de milho-pipoca tiveram seu vigor reduzido, quando armazenadas em condições não-controladas. Os efeitos da debulha mecânica e do armazenamento na germinação e no vigor não dependeram do tamanho das sementes.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of work and recognition of the work of authorship and initial publication in this journal.
Authors are able to take on additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, in an institutional repository or publish as a book), with acknowledgment of its initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg, in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as this may leadto productive exchanges, as well as increase the impact and citation of published work.