INFLUÊNCIA DA ÉPOCA DE PLANTIO NO DESEMPENHO DO MILHO SAFRINHA NO ESTADO DO PARANÁ, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v9n3p236-253Keywords:
Zea mays L., ciclos, rendimentos, milho safrinhaAbstract
O cultivo do milho safrinha está consolidado no cenário agrícola paranaense constituindo-se em ótima opção de renda dos agricultores. Apesar disso, as condições climáticas predominantes nesse período de cultivo como temperatura, radiação solar e disponibilidade de água são fatores limitantes para o desenvolvimento da planta do milho. O presente trabalho teve o objetivo de avaliar os efeitos de diferentes épocas de plantio no desempenho da cultura do milho safrinha em quatro localidades no Estado do Paraná. Os experimentos foram conduzidos em Londrina e Cambará (Região Norte), em Ubiratã (Região Centro-Oeste) e Palotina (Região Oeste), principais regiões produtoras do milho safrinha. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso, em parcelas subdivididas, com quatro repetições. As parcelas foram compostas pelas épocas de plantio e as subparcelas foram as cultivares. Os resultados revelaram que quanto mais cedo se efetuar o plantio, melhores serão as condições de clima para obtenção do máximo de rendimento de grãos. À medida que se avança o plantio ocorrem perdas gradativas no potencial de produção. Em plantios mais cedo ocorre aceleração no ciclo das plantas em virtude do elevado acúmulo inicial de graus-dias. À medida que se avança o plantio, verifica-se alongamento do ciclo da planta devido a uma queda no acúmulo de graus-dias especialmente no mês de maio.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of work and recognition of the work of authorship and initial publication in this journal.
Authors are able to take on additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, in an institutional repository or publish as a book), with acknowledgment of its initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg, in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as this may leadto productive exchanges, as well as increase the impact and citation of published work.