MANEJO DE GRAMÍNEAS CULTIVADAS EM FORMA EXCLUSIVA E CONSORCIADA COM Brachiaria ruziziensis E EFICIÊNCIA DO NITROGÊNIO APLICADO EM COBERTURA
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v10n2p130-145Keywords:
Zea mays, Brachiaria ruziziensis, Sorghum bicolor, Pennisetum americanumAbstract
O objetivo deste trabalho foi quantificar a eficiência de N-recuperado do sulfato de amônio (SA) aplicado em cobertura, nas gramíneas cultivadas em forma exclusiva, avaliar o desempenho de milho, milheto e sorgo granífero em sistema de manejo exclusivo e consorciado com Brachiaria ruziziensis e a produção de massa de matéria seca de ambos os sistemas de manejo. O experimento foi conduzido durante a safra de 2007/2008, em Argissolo Vermelho, eutrófico, a moderado, textura arenosa, no Polo Regional Noroeste Paulista, em Votuporanga, SP, Brasil. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, em triplicata, composto de seis tratamentos de cultura-manejo. Cada repetição foi composta de sete fileiras de plantas com 15 m de comprimento. Foi avaliada a eficiência de N-recuperado do SA aplicado na dose de 80 kg.ha-1 de N em cobertura, parcelado em duas vezes iguais, nas gramíneas manejadas de forma exclusiva, a produtividade de grãos e a produção de massa de matéria seca na colheita, das gramíneas manejadas de forma exclusiva e consorciada. O milheto foi mais eficiente na recuperação do N-SA em relação a milho e sorgo, no primeiro parcelamento de cobertura nitrogenada, sendo similar para as três gramíneas após a aplicação do segundo parcelamento. A maior proporção do N-fertilizante foi determinada na parte aérea do milheto e nos grãos na cultura de milho. O sorgo apresentou distribuição similar entre a parte aérea e os grãos. A produtividade de grãos das gramíneas milho, milheto e sorgo não foi afetada pela presença da pastagem consorciada. As culturas com maior desenvolvimento vegetativo (milho e milheto) inibiram o desenvolvimento da B. ruziziensis. O menor desenvolvimento vegetativo do sorgo favoreceu o maior desenvolvimento da pastagem consorciada. O manejo em consórcio aumenta efetivamente a cobertura de solo, importante para regiões com outono/inverno seco.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of work and recognition of the work of authorship and initial publication in this journal.
Authors are able to take on additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, in an institutional repository or publish as a book), with acknowledgment of its initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg, in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as this may leadto productive exchanges, as well as increase the impact and citation of published work.