ARE GLYPHOSATE AND GLUFOSINATE TOTTALLY SELECTIVES FOR TRANSGENIC CORN CONTAINING THE CP4-EPSPS AND PAT GENES?
DOI:
https://doi.org/10.18512/rbms2020v19e1154Palavras-chave:
Zea mays, mistura de tanqueResumo
Para alcançar altos rendimentos, é necessário um programa avançado de manejo de plantas daninhas. O milho com os genes cp4-epsps e pat é tolerante aos herbicidas glyphosate e amônio glufosinato, e tem sido uma ferramenta usada para o controle de plantas daninhas, porém há uma demanda por novos estudos a este respeito, avaliando a sua resistência, evitando-se perdas de rendimento. O objetivo deste estudo foi testar a seletividade do híbrido 2B810PW, que possui os genes cp4-epsps e pat, submetidos a aplicações de glyphosate (gly) e amônio glufosinato (glu), tanto isolados como em mistura, em duas doses, durante três safras, e em dois municípios do estado do Paraná. O delineamento experimental utilizado foi em blocos ao acaso com quatro repetições. Algumas variáveis mensuradas, como altura de plantas (AP) e os teores de clorofila, mostraram poucas diferenças entre as safras e locais, mas outras como porcentagem de germinação das sementes (Germ) e produtividade, não apresentaram diferença (P ≤ 0,05). Isso demonstra que o híbrido é resistente àplicação dos herbicidas amônio glufosinato e glyphosate, isolados ou em mistura, e essas moléculas podem fornecer mais opções de controle de plantas daninhas na cultura do milho contendo os genes cp4-epsps e pat.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado