CINÉTICA DE ABSORÇÃO DE FÓSFORO E CRESCIMENTO DO SISTEMA
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v1n01p%25pPalavras-chave:
Zea maysResumo
Com o objetivo de estudar o efeito da omissão de P no meio de cultura nas características fisiológicas de absorção de P e no comprimento de raízes de oito genótipos de milho, quatro previamente classificados como eficientes e quatro como ineficientes para P, foram desenvolvidos dois experimentos. No primeiro, sementes dos oito híbridos de milho foram germinadas em rolos de papel-toalha e transplantadas para recipientes de plástico contendo solução nutritiva completa de Steinberg, pH 5,5. Sete dias após o transplante, o P foi retirado de metade das bandejas. Após três dias de omissão de P, realizou-se a cinética de absorção de P, iniciando-se a retirada de alíquotas de 10 ml de cada vaso, a cada 30 minutos, durante oito horas. No segundo experimento, aos seis dias após a omissão do P no meio de cultivo, raízes das plantas dos tratamentos com e sem omissão de fósforo foram coletadas para avaliação do comprimento total do sistema radicular. A omissão de fósforo por três dias aumentou significativamente a velocidade máxima de absorção de fósforo (Vmax) e a taxa de influxo em seis genótipos de milho, quatro ineficientes e dois eficientes para P. O Km (Constante de Michaelis) foi significativamente modificado pela omissão de fósforo em apenas dois genótipos. Conclui-se que aumentos na Vmax e taxa de influxo de P com a omissão de P no meio de cultivo é um mecanismo geral de resposta das plantas à deficiência de P, mas que não confere eficiência diferencial entre genótipos de milho. A omissão de P na solução nutritiva, por seis dias, aumentou significativamente o comprimento radicular em três dos genótipos eficientes para P. Nos genótipos ineficientes para P, não houve modificação significativa dessas características, indicando que o crescimento diferencial do sistema radicular pode ser um dos possíveis mecanismos da eficiência para fósforo em milho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado