SISTEMA AUTOMÁTICO DE AQUISIÇÃO DE DADOS-SIAD PARA OTIMIZAÇÃO ENERGÉTICA EM TRATORES E IMPLEMENTOS.
DOI:
https://doi.org/10.18512/rbms2023v22e1304Resumo
RESUMO
O dimensionamento técnico do conjunto trator e implementos para cada cultura e respectivas áreas que serão explorados, estabelece a largura do implemento, potência do trator e características do manejo, a ser utilizado. O consumo de combustível (l/h), o desempenho operacional de trabalho (ha/h) e a qualidade do trabalho são os indicadores de desempenho operacional mais importantes do conjunto. O Sistema Automático de Aquisição de Dados - SIAD desenvolvido em 2018, foi aperfeiçoado em 2020, para um sistema de fácil manuseio, visando o gerenciamento das operações de campo do conjunto trator+implemento, com um módulo de aquisição programável, com registros em tempo real, georreferenciados e armazenados na memória, em intervalos de um segundo. O SIAD foi testado em bancada com um gerador de funções e uma validação com o sistema embarcado no conjunto trator+implemento em um solo Aluvial, com 15 minutos de aração, em 12 ciclos de coleta de dados, para uma avaliação operacional. Comparando os valores mínimos e máximos, de Eficiência de Tração de 41,07 e 68,19%, respectivamente, com valores aquém dos apresentados por Janulevičius et al. (2017), de 72 %, em uma patinagem baixa (16%), mas há coerência com os dados do SIAD, tendo em vista, que em seguida, diminuiu com o aumento da patinagem. As informações mais importantes, consumo de combustível e patinagem, podem ser lidas em tempo real, tanto pelo operador, no visor da caixa no painel do trator, como também posteriormente, pela área técnica pois estão gravados na memória do microcomputador, para análise das operações de campo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Milho e Sorgo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado