EFICIÊNCIA DE INSETICIDAS APLICADOS EM TRATAMENTO DE SEMENTES E EM PULVERIZAÇÃO, NO CONTROLE DE PRAGAS INICIAIS DO MILHO
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v5n01p%25pPalavras-chave:
Frankliniella williamsi, Spodoptera frugiperda, Dichelops spp., Dalbulus maidis, Zea mays.Resumo
A cultura do milho pode ser atacada por diversos insetos-praga em sua fase inicial de desenvolvimento, tais como Frankliniella williamsi, Dichelops spp., Dalbulus maidis e Spodoptera frugiperda, o que pode resultar em perdas significativas de produção. Com o objetivo de estudar o controle químico dessas pragas, avaliou-se a eficiência de tiametoxam (42g i.a./ha), aplicado via tratamento de sementes, tiametoxam (21,15; 28,20 e 35,25ml/ha) + lambda-cialotrina (15,90; 21,20 e 26,50g i.a./ha), metamidofós (360g i.a./ha) e lufenuron (15g i.a./ha), aplicados via foliar, e combinações desses tratamentos. Observou-se que apenas os tratamentos à base de tiametoxam (42g i.a./ha), aplicado nas sementes mais tiametoxam (21,15; 28,20 ou 35,25ml/ha) + lambda-cialotrina (15,90; 21,20 ou 26,50g i.a./ha), aplicados via foliar, apresentaram eficiência mínima de 80% no controle de todas as pragas avaliadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado