INFLUÊNCIA DE MÉTODOS DE DESPENDOAMENTO NA PRODUTIVIDADE E NA QUALIDADE DAS SEMENTES DE MILHO
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v5n03p%25pPalavras-chave:
Zea maysResumo
Em virtude da carência de pesquisas voltadas ao despendoamento mecanizado, o presente trabalho teve como objetivo comparar os métodos de despendoamento manual e mecanizado para a cultura do milho. A influência do despendoamento sobre a produtividade e a qualidade da semente foi estudada no híbrido ag 122, produzido pela Monsanto do Brasil Ltda. O experimento foi conduzido na fazenda Cachoeirinha, em Caiapônia (GO), na safra de 2003/2004. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso, com seis tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos constituíram-se de métodos de despendoamento, sendo quatro mecanizados (máquina com pneus regulada para remover 50%, 75% e 90% dos pendões, e com roçadeira, três dias antes da remoção de 75% dos pendões com pneus) e dois manuais (remoção apenas dos pendões e o padrão, removendo-se o “cartucho”, ou seja, pendão com quatro a cinco folhas). O despendoamento mecanizado causou maiores danos às folhas superiores do milho, reduzindo em até 24,5% a produtividade, quando a máquina foi regulada para remoção de 90% dos pendões com os pneus; a remoção apenas do pendão alterou significativamente o vigor das sementes chatas, quando comparada ao despendoamento padrão, porém os métodos de despendoamento não influenciaram a germinação e o vigor das sementes de formato redondo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado