MELHORAMENTO INTRAPOPULACIONAL RECORRENTE DE MILHO-PIPOCA, COM FAMÍLIAS DE MEIOS-IRMÃOS
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v6n02p%25pPalavras-chave:
ganhos realizadosResumo
Seleção de famílias de meios-irmãos é o método mais comum de melhoramento de milho. Como as informações sobre a eficiência desse processo estão, em geral, apoiadas em ganhos preditos, o objetivo deste trabalho é discutir a eficiência da seleção entre e dentro de famílias de meios-irmãos, considerando ganhos realizados. A população sob melhoramento é do tipo pipoca, denominada Beija-Flor. As análises consideraram os testes de progênies dos quatro primeiros ciclos de seleção entre e dentro e quatro ensaios de competição, com populações melhoradas e testemunhas. Os três primeiros ciclos, com seleção entre empregando índice com capacidade de expansão (CE) e produção, e seleção dentro, com base em CE, proporcionaram melhoramento em qualidade e produção, reduzindo a variabilidade genotípica na população. O ganho realizado médio em CE foi de 5,6% por ciclo (5,5%, 5,4% e 5,9%, totalizando 16,8%). O ganho realizado médio em produção foi de 8,1% (– 11,3%, 67% e – 31,5%, totalizando 24,2%). As alterações indiretas nas médias dos demais caracteres foram, como esperado, considerando os ganhos preditos, desprezíveis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado