DIVERGÊNCIA GENÉTICA EM HÍBRIDOS DE SORGO CULTIVADOS SOB DIFERENTES NÍVEIS DE FÓSFORO, EM SOLUÇÃO NUTRITIVA
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v7n03p%25pPalavras-chave:
Sorghum bicolor, doses de P.Resumo
Os objetivos deste trabalho consistiram em identificar a presença de diversidade genética entre acessos de sorgo, em diferentes condições de disponibilidade de P, em solução nutritiva, e determinar quais as características que mais contribuíram para a discriminação dessa divergência. O experimento foi conduzido em casa-de-vegetação, num arranjo fatorial 9x4, sendo nove híbridos de sorgo e quatro doses de P (3, 32, 97 e 129µM de P/L de solução nutritiva), sob delineamento em blocos ao acaso, com três repetições. Os dados foram submetidos à análise de variância e, posteriormente, ao estudo de dissimilaridade genética, utilizando a matriz de distância generalizada de Mahalanobis e a contribuição relativa das características para a divergência, pelo método de Singh (1981). Concluiu-se que a dose de 3µM de P/L de solução apresentou valores discrepantes dos demais, sendo desconsiderados seu valores para análise de variância conjunta. Diferenças significativas para todas as características avaliadas foram observadas entre os híbridos, nas doses de P analisadas (32, 97 e 129µM de P/L de solução nutritiva). A concentração de 97µM de P/L gerou o maior número de grupos de genótipos. Entretanto, variabilidade genética foi observada também nas demais doses de P. Sob as concentrações de P avaliadas, verificou-se que a característica massa seca total foi a que mais contribuiu para a expressão da dissimilaridade genética entre os híbridos. O híbrido experimental 0735019 apresentou eficiência e responsividade a utilização de P, demonstrando os maiores valores para as características avaliadas nos diferentes níveis de P estudados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado