VALIDAÇÃO DA COLEÇÃO NÚCLEO DE MILHO BRASILEIRA SUBGRUPO ENDOSPERMA DENTADO
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v8n03p%25pPalavras-chave:
Zea mays, AFLPResumo
Este trabalho teve por objetivo validar a representatividade da varibilidade genética do subgrupo endosperma dentado da coleção núcleo de milho da Embrapa Milho e Sorgo. Foram avaliadas seis combinações de primers de AFLP, em amostras de 45 acessos de cada coleção, núcleo e base. Empregou-se o coeficiente de Jaccard para a similaridade genética e o método UPGMA para agrupamento dos acessos. A diversidade gênica para cada loco foi calculada pelo índice de Shannon e a diversidade total (HT), pelo índice de diversidade de Nei (dentro (HS) e entre populações (DST)). A proporção da diversidade genética devido à diferença entre coleções foi calculada pelo índice GST. As frequências alélicas foram estimadas admitindo-se o equilíbrio de Hardy-Weinberg. Considerando os 90 acessos de ambas coleções, foram obtidas 209 bandas, com média de 34,8 bandas polimórficas por combinação de primers. O número efetivo médio de alelos foi 1,5994 e a heterozigosidade (h) usada para avaliar índice de conteúdo polimórfico de cada loco foi 0,349. A proporção da diversidade (GST) entre coleções foi 20,52%. Esses resultados mostraram que 79,48% da varibilidade genética ocorre dentro das coleções de milho. A identidade genética de Nei foi alta (0,8061), mostrando frequências alélicas semelhantes entre as coleções. Por esses resultados, conclui-se que a coleção núcleo de milho subgrupo dentado é um subconjunto representativo da variabilidade genética da coleção total mantida pelo banco de germoplasma da Embrapa Milho e Sorgo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado