SELETIVIDADE DE HERBICIDAS APLICADOS NA PÓS-EMERGÊNCIA DA CULTURA DO MILHETO (Pennisetum glaucum)
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v8n03p%25pPalavras-chave:
Poaceae, tricetonas, inibidores de ALS, inibidores de ACCase.Resumo
O milheto é uma espécie de destaque em cultivos de sucessão, na região dos Cerrados brasileiros, evidenciando a importância de novos estudos referentes à seletividade de herbicidas para o manejo de plantas daninhas nessa cultura. Com esse intuito, o presente trabalho teve por objetivo avaliar a seletividade dos herbicidas mesotrione, tembotrione, atrazine, nicosulfuron, imazethapyr, haloxyfop-methyl e clethodim, aplicados na pós-emergência da cultura. As cultivares de milheto ADR 300 e ADR 500 foram conduzidas em unidades de 10dm-3 de solo, em condições de casa-de-vegetação. Foi utilizado delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 8 x 2, com cinco repetições. As cultivares foram submetidas à aplicação dos herbicidas no estádio de quatro folhas completamente expandidas. Os herbicidas nicosulfuron, imazethapyr, haloxyfop-methyl e clethodim apresentaram fitotoxicidade, para ambas cultivares de milheto estudadas, diferente de atrazine, que apresentou grande seletividade para aplicações em pós-emergência na cultura do milheto. Para os herbicidas tembotrione e mesotrione, observa-se seletividade parcial ao milheto, com destaque para tembotrione, o qual revelou potencial de utilização nessa cultura.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado