EFEITO DO EXTRATO AQUOSO DE FOLHAS VERDES DE NIM (Azadirachta indica) E DO HORÁRIO DE APLICAÇÃO SOBRE O DANO E O DESENVOLVIMENTO LARVAL DE Spodoptera frugiperda (J.E. SMITH, 1797) (LEPIDOPTERA: NOCTUIDAE) NA CULTURA DO MILHO
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v9n01p27-37Palavras-chave:
Insecta, azadiractina, inseticida natural, lagarta-do-cartucho, Zea maysResumo
O extrato aquoso de folhas de nim (Azadirachta indica) apresenta uma reconhecida atividade inseticida sobre a lagarta-do-cartucho, Spodoptera frugiperda (J.E. Smith, 1797). O objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito de extrato aquoso de folhas verdes de nim e do horário de aplicação sobre o dano e o desenvolvimento larval de S. frugiperda no milho. Foram conduzidos dois experimentos em casa-de-vegetação da Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas, MG, Brasil. No primeiro, avaliaram-se três concentrações (10.000, 7.500 e 5.000 ppm) de extrato aquoso de folhas verdes de nim pulverizado de uma a três vezes. No segundo, avaliaram-se três maneiras de preparo do extrato aquoso de folhas de nim (seca moída, verde triturada e verde macerada) pulverizado pela manhã (8:00 h) e à tarde (16:00 h). Os resultados do primeiro experimento mostraram os menores danos foliares (0,97 a 1,82) para três aplicações do extrato verde nas três concentrações utilizadas e para a maior concentração (10.000 ppm) em duas aplicações. No outro experimento, não houve diferença significativa entre o preparo do extrato do nim e os horários de aplicação avaliados. Em geral, os tratamentos com os extratos aquosos de nim reduziram o desenvolvimento larval. Conclui-se que, os extratos aquosos de folhas verdes trituradas de nim a 5.000 ppm aplicado em três pulverizações e a 10.000 ppm pulverizado duas vezes, são eficientes no controle da S. frugiperda em milho. O horário de aplicação não afeta a eficiência dos extratos aquosos de folhas de nim para o controle da lagarta. Todos os extratos avaliados afetam negativamente o desenvolvimento larval.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado