AVALIAÇÃO DE GENÓTIPOS DE SORGO EM PRIMEIRO CORTE E REBROTA PARA PRODUÇÃO DE SILAGEM
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v9n3p287-297Palavras-chave:
rebrota, Sorghum bicolorResumo
Objetivou-se avaliar as características agronômicas do sorgo para produção de silagem em duas condições experimentais (sorgo do ano e rebrota anual). O plantio foi realizado em blocos casualizados no campo, com cinco repetições por genótipo e duas condições experimentais (sorgo semeado no ano e rebrota anual) em um fatorial 4x2. Os valores de NºPl ha-1 foram superiores na rebrota em relação ao sorgo do ano. Em relação às PMV (t ha-1), PMS (t ha-1) e PMSD t ha-1 as maiores produções foram observadas no sorgo do ano. Os valores médios de altura variaram de 1,77 a 2,35 m, sendo que as alturas superiores foram encontradas no sorgo do ano. Em relação às condições experimentais, as maiores porcentagens de folha foram observadas para o sorgo do ano. Quanto ao percentual de panícula a produção foi a mesma nas duas condições experimentais. As maiores porcentagens de colmo foram observadas na rebrota. Os genótipos avaliados tanto na rebrota como no sorgo do ano, têm potencial para a produção de silagem por possuírem características produtivas adequadas. O uso da rebrota pode ser uma alternativa para produção de silagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado