EFEITOS RESIDUAIS DE N, P e K EM PODZÓLICO AMARELO COM SORGO FORRAGEIRO (Sorghum bicolor (L.) Moench), SOB CONDIÇÕES DE SEQUEIRO, EM ROTAÇÃO COM BATATEIRA (Solanum tuberosum L.)
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v1n03p%25pPalavras-chave:
efeito residual de N, P, K, sorgo forrageiro, produtividade.Resumo
Objetivou-se conhecer os efeitos residuais dos macronutrientes N, P e K, aplicados em podzólico amarelo, cultivado inicialmente com batateira (Solanum tuberosum L.) e posteriormente, com sorgo forrageiro (Sorghum bicolor (L.) Moench), em condições de sequeiro, avaliando-se o acúmulo de matéria seca, altura da planta, índice de área foliar, relação de área foliar e da eficiência do uso de água. Os experimentos com sorgo foram instalados em 1998 e 2000. Foi usado o delineamento em blocos ao acaso, com arranjo fatorial 3x3x3, do grupo W de confundimento, com duas repetições. Os fertilizantes foram aplicados de 1995 até 1997, com exceção do fósforo, que somente foi aplicado em 1995. Em 1998, o efeito residual do nitrogênio acima de 100kg/ha reduziu a produção de matéria seca e o do fósforo aumentou. Entretanto, para a variável eficiência do uso de água, o nitrogênio foi menos eficiente do que o fósforo. Quanto ao fator potássio, só houve resposta significativa para a variável relação de área foliar. No ano de 2000, apenas o fator nitrogênio reduziu significativamente a variável relação de área foliar. Pelo exposto, fica evidente que se deve aproveitar o efeito residual dos fertilizantes em cultivos posteriores, o que implica economia para os agricultores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado