INSETICIDAS EM PRÉ E PÓS-EMERGÊNCIA DO MILHO (Zea mays L.), ASSOCIADOS AO TRATAMENTO DE SEMENTES, SOBRE Dichelops melacanthus (DALLAS) (HEMIPTERA: PENTATOMIDAE)
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v10n3p215-223Palavras-chave:
percevejo, Zea mays.Resumo
Dichelops melacanthus (Dallas) (Hemiptera: Pentatomidae) é uma importante praga de diversas culturas, no sul do Brasil, alimenta-se de plantas jovens de milho (Zea mays L.) e trigo (Triticum spp.), causando danos a essas culturas. Nas regiões norte e oeste do Estado do Paraná, a pulverização de inseticida junto com herbicida, na dessecação, vem se tornando uma prática comum, para controlar o percevejo. Na busca de desenvolver táticas de manejo do percevejo,avaliou-se a eficácia de thiametoxam + lambdacialotrina e metamidofós, pulverizados em pré e pós-emergência do milho, com e sem tratamento de sementes (TS). Na faixa sem TS, as pulverizações de inseticidas em pré-emergência tiveram pouco ou nenhum efeito sobre D. melacanthus, mesmo com a adição de atrativos (leite de soja e sal de cozinha). As pulverizações de inseticida em pós-emergência apresentaram bom controle de D. melacanthus, sendo comparável ao TS, embora não sendo suficiente para a diminuição dos danos. Na faixa com TS, observou-se que a pulverização em pré-emergência não foi eficiente no controle do inseto. Pulverizações em pós-emergência associadas ao TS alcançaram controle de 80%. Nas condições deste experimento, a pulverização de inseticida em pós-emergência, como complemento ao TS, teve importância relevante, embora só se justifique se a relação custo/beneficio for satisfatória.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado