INCIDÊNCIA DE AFLATOXINAS E FUMONISINAS EM PRODUTOS DE MILHO CONSUMIDOS NO ESTADO DE MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v12n1p54-60Resumo
As aflatoxinas e as fumonisinas são micotoxinas usualmente encontradas em milho e, quando ingeridas, são capazes de provocar malefícios à saúde humana e animal. Assim, objetivou-se avaliar a incidência de aflatoxinas e de fumonisinas em seis marcas de canjiquinha, cinco de fubá e cinco de farinha de milho comercializadas em quatro supermercados do município de Sete Lagoas, MG. As análises foram realizadas por fluorimetria, utilizando-se colunas de imunoafinidade AflaTest e FumoniTest para as análises de aflatoxinas e fumonisinas, respectivamente. Dentre os produtos analisados, o fubá apresentou contaminação com ambas micotoxinas em todas as marcas, com valores que variaram entre 0,04 μg kg-1 e 1,6 μg kg-1 e entre 55 e 985 μg kg-1 para aflatoxinas e fumonisinas, respectivamente. A farinha de milho apresentou pequena contaminação com aflatoxinas (0,36 - 0,49 e 0,181 μg kg-1) em três marcas e de fumonisinas (20 μg kg-1 e 37 μg kg-1) em duas marcas. Foi detectada presença de aflatoxina em três marcas de canjiquinha, variando entre 0,008 e 0,21 μg kg-1 , e de fumonisina em apenas uma com 60 μg kg-1 . Os produtos analisados apresentaram concentrações abaixo dos limites máximos tolerados no Brasil para ambas as micotoxinas, não oferecendo riscos para a saúde dos consumidores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado