OSMORREGULADORES EM PLANTAS DE SORGO SOB SUSPENSÃO HÍDRICA E DIFERENTES NÍVEIS DE SILÍCIO
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v12n3p240-249Palavras-chave:
Sorghum bicolorResumo
O sorgo é uma planta de origem tropical, apresenta capacidade fotossintética considerada boa, se adapta muito bem às diversas condições de fertilidade do solo. Dentre os fatores abióticos, a deficiência hídrica é uma das principais limitações ambientais que influenciam a produção das culturas no planeta. O silício pode estimular o crescimento e a produção vegetal por meio de muitas ações indiretas, o que pode propiciar a proteção contra fatores abióticos, como estresse hídrico. O objetivo deste trabalho foi estudar o conteúdo relativo de água e os osmorreguladores de plantas de sorgo submetidas ao estresse hídrico e a diferentes concentrações de silício. O experimento foi conduzido em casa de vegetação da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra, Capitão-Poço, PA), foram utilizadas plantas de sorgo (Sorghum bicolor [Moench.]) forrageiro, variedade BR 700. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado (DIC) com fatorial 2 x 4, duas condições hídricas (controle e déficit hídrico) e quatro concentrações de silício na forma de metassilicato de sódio (0,5; 1,0; 1,5; e 2,0 mm) com 7 repetições. Os conteúdos relativos de água, amido, sacarose, glicina-betaína, prolina e carboidratos foram afetados significativamente em plantas de sorgo sob estresse hídrico. O silício mostrou ser eficaz quando aplicado em plantas submetidas à deficiência hídrica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado