CARACTERÍSTICAS AGRONÔMICAS E BROMATOLÓGICAS DOS COMPONENTES VEGETATIVOS DE GENÓTIPOS DE SORGO FORRAGEIRO EM MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v12n2p164-182Palavras-chave:
fibra em detergente neutro, Sorghum bicolor.Resumo
O trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar as características agronômicas e bromatológicas dos componentes vegetativos de sete genótipos de sorgo forrageiro em dois locais do estado de Minas Gerais. Foram instalados dois experimentos em áreas experimentais da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig): na Fazenda Experimental de Acauã, localizada no município de Leme do Prado, MG, e na Fazenda Experimental do Gorutuba, localizada no município de Nova Porteirinha, MG. Foi utilizado o delineamento em blocos ao acaso com três repetições, em esquema fatorial 7 (genótipos) x 2 (locais). Os dados obtidos nas avaliações foram submetidos à análise de variância conjunta envolvendo os sete genótipos e os dois locais. A produtividade de matéria seca e a composição bromatológica de cultivares de sorgo forrageiro foram influenciadas pelo local de cultivo. A qualidade bromatológica dos diferentes componentes vegetativos do sorgo forrageiro afeta a qualidade da forragem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado