DOSES DE NITROGÊNIO NA CULTURA DO MILHO PARA ALTAS PRODUTIVIDADES DE GRÃOS
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v12n3p270-279Palavras-chave:
Zea mays, alto rendimentoResumo
O alcance do máximo potencial produtivo do milho é dependente do adequado fornecimento de nitrogênio (N). Em função disso, objetivou-se avaliar o efeito de doses de N sobre a produtividade e o teor foliar de N da cultura do milho em Sistema de Plantio Direto e em Sistema de Preparo Convencional do Solo. Foram instalados dois experimentos em Latossolo Vermelho Amarelo de textura argilosa em Rio Paranaíba, MG. Utilizou-se delineamento experimental de blocos ao acaso, com quatro repetições. Os tratamentos consistiram de seis doses de N: 40, 100, 160, 220, 280 e 340 kg ha-1. Avaliou-se o número de plantas por metro, a prolificidade, a produtividade, a matéria seca foliar, o teor e o conteúdo de N foliar na cultura do milho. Há influência das doses de nitrogênio em todas as variáveis avaliadas, exceto no número de plantas por metro e na prolificidade, no caso do experimento em Sistema de Plantio Direto. As doses de máxima produtividade são 316 e 340 kg ha-1, respectivamente, para Sistema de Plantio Direto e Sistema de Preparo Convencional do Solo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado