CONSEQUÊNCIAS DA CONTAMINAÇÃO NA PRODUÇÃO DE SEMENTES DE HÍBRIDOS DUPLOS DE MILHO

Autores

  • CARLOS EDUARDO CAIXETA DE CASTRO UNESP
  • MAGNO ANTÔNIO PATTO RAMALHO Universidade Federal de Lavras
  • RENATO BARBOSA CAMARGOS Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v13n3p364-370

Palavras-chave:

Zea mays, Produtividade

Resumo

O trabalho foi realizado para verificar as consequências das diferentes porcentagens de contaminação na produção de sementes F1 do híbrido duplo. Contaminação devido ao pendão não retirado das linhas fêmeas, quando se utiliza como genitor feminino a população em equilíbrio derivada de híbrido simples. Os tratamentos avaliados foram oito porcentagens com plantas do genitor feminino (C), no desempenho da geração F1 do híbrido duplo UFLA 1 (H), em três locais. O delineamento utilizado foi o de blocos ao acaso com seis repetições e quatro linhas com 100 plantas por parcela. Foram avaliados os caracteres altura de plantas e de espigas, a produção de grãos por planta (g/planta) de C e H e a produtividade de grãos por área. Constatou-se que no H a altura da plantas e de espigas aumenta com a redução da percentagem de C na parcela. No caso da planta contaminante C, ocorreu o contrário. A produtividade, g/planta, tanto para C como para H foi incrementado com o aumento na porcentagem de plantas contaminantes. Cada um porcento de plantas oriunda do genitor feminino (C) reduziu a produtividade de grãos, por área, em 58,4 kg/ha.

Biografia do Autor

CARLOS EDUARDO CAIXETA DE CASTRO, UNESP

Engenheiro Agrônomo pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS - UFLA.
Mestre em Genética e Melhoramento de Plantas pela  UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS - UFLA.
Doutorando em Genética e Melhoramento de Plantas pela UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA- UNESP.

MAGNO ANTÔNIO PATTO RAMALHO, Universidade Federal de Lavras

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Lavras (1970), mestrado em Agronomia Genética e Melhoramento de Plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1973) e doutorado em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade de São Paulo (1978). Professor titular da Universidade Federal de Lavras.

RENATO BARBOSA CAMARGOS, Universidade Federal de Lavras

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Lavras.Mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Federal de Lavras. Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia dessa mesma Universidade e bolsista da CAPES.

Downloads

Publicado

06-04-2015

Como Citar

CASTRO, C. E. C. D., RAMALHO, M. A. P., & CAMARGOS, R. B. (2015). CONSEQUÊNCIAS DA CONTAMINAÇÃO NA PRODUÇÃO DE SEMENTES DE HÍBRIDOS DUPLOS DE MILHO. REVISTA BRASILEIRA DE MILHO E SORGO, 13(3), 364–370. https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v13n3p364-370

Edição

Seção

Artigos Cientificos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>