RENDIMENTO DO SORGO GRANÍFERO ADUBADO COM NITROGÊNIO E FÓSFORO NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v13n3p284-299Resumo
Este trabalho teve por objetivo avaliar o rendimento do sorgo granífero em função de doses de N e de P2O5. Os tratamentos estudados foram resultantes da combinação entre quatro doses de N (30, 60, 90, e 120 kg ha-1) e de quatro doses de P2O5 (30, 60, 90, e 120 kg ha-1) e um tratamento controle, totalizando 17 tratamentos. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados com quatro repetições em esquema fatorial. As características avaliadas foram: altura de plantas, diâmetro do colmo, comprimento de panícula, diâmetro de panícula, matéria seca, produtividade de grãos, teor de nitrogênio e fósforo na folha, teor de nitrogênio, fósforo no solo, receita bruta, gastos com fertilizantes nitrogenados e fosfatados e receita líquida. O aumento da disponibilidade de nitrogênio e fósforo no solo influenciam; o comprimento de panícula, diâmetro de panículo, matéria seca, produtividade de grãos, teor de nitrogênio e fósforo na planta.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado