PRODUTIVIDADE DE HÍBRIDOS DE MILHO SOB DOIS NÍVEIS DE TECNOLOGIA NA REGIÃO CENTRAL DE MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v14n2p207-218Palavras-chave:
Milho de alta produtividade, tratos culturais, posicionamento de cultivares, Zea maysResumo
RESUMO - A determinação do potencial de rendimento de híbridos de milho em condições distintas de uso de tecnologia fornece subsídios para a melhoria do manejo da cultura. O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho de híbridos de milho experimentais e comerciais em dois ambientes com distintos níveis de tecnologia em práticas de manejo agronômico, na região de Sete Lagoas, MG. Os dois ambientes diferenciaram-se em relação ao manejo do solo com adubos verdes, níveis de adubação mineral, uso de produtos para tratamento de sementes, adubações foliares e uso de pulverização com fungicidas. Foram comparados cinco híbridos experimentais e um comercial da Embrapa, além de quatro híbridos comerciais da iniciativa privada. Em cada ambiente, utilizou-se o delineamento experimental de blocos casualizados, com quatro repetições. Foram avaliados os componentes de produtividade por meio de análise de variância conjunta, a fim se verificar a existência de interação entre híbridos e ambientes de investimento tecnológico. Observou-se um incremento médio ao redor de 2 t ha-1 em produtividade de grãos quando os híbridos foram cultivados com alto investimento tecnológico. Os híbridos 1I 862, 1I 873, AG 8088 YH e P 30F53 YH foram os de melhor desempenho, tanto no ambiente de médio quanto de alto nível tecnológico, com produtividades médias de 12,65 e 14,87 t ha-1, respectivamente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado