DETERMINAÇÃO DOS PARÂMETROS DE SECAGEM EM CAMADA DELGADA DE SEMENTES DE MILHO DOCE (Zea mays L.)
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v2n02p%25pPalavras-chave:
milho doce, secagemResumo
A secagem é uma operação imprescindível para a produção de sementes e grãos de boa qualidade. Diante da escassez de informações na literatura especializada a respeito da cinética de secagem de sementes de milho doce em camada delgada, desenvolveu-se este trabalho, com o objetivo de determinar as curvas de secagem do produto e ajustar diferentes modelos matemáticos aos dados experimentais das cultivares BR 400 (Superdoce) e BR 402 (Doce Cristal), em função da temperatura e umidade relativa do ar de secagem. De acordo com os resultados obtidos, concluiu-se que as curvas de razão de umidade das sementes de milho doce, de ambas as cultivares analisadas, podem ser adequadamente descritas pelos modelos de Thompson e Page, com seus parâmetros ajustados em função da temperatura e umidade relativa do ar de secagem. O modelo de Page foi o que melhor se ajustou aos dados de secagem da cultivar Superdoce, enquanto o modelo de Thompson foi o que melhor representou esse processo para as sementes da cultivar Doce Cristal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado