AÇÃO DE TEBUFENOZIDE EM Spodoptera frugiperda (LEP.:NOCTUIDAE) E NO PARASITÓIDE Trichogramma pretiosum ( HYM.: TRICHOGRAMMATIDAE)
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v2n02p%25pPalavras-chave:
insecta, Trichogrammatidae, milho.Resumo
O presente estudo foi conduzido em três etapas. Inicialmente, avaliou-se a ação de três concentrações do inseticida tebufenozide, em adultos de S. frugiperda, através da porcentagem de ovos viáveis, longevidade dos adultos e número total de ovos. Independente da concentração utilizada, tebufenozide não afetou a longevidade dos adultos de S. frugiperda. No entanto, teve ação significativa no número total de ovos e na porcentagem de ovos viáveis, quando comparados com a testemunha. Na segunda etapa, verificou-se a influência do inseticida sobre o parasitóide de ovos T. pretiosum, quando este se desenvolveu em ovos dos adultos de S. frugiperda que foram alimentados com três concentrações do inseticida, e constatou-se que o percentual de parasitismo, a viabilidade e a razão sexual não foram afetados, ao se comparar com a testemunha. Na terceira e última etapa, foi avaliado se o inseticida causou efeito sobre os descendentes desse parasitóide, tendo-se observado que seus parâmetros biológicos em ovos de Anagasta kuehniella não foram alterados, demonstrando que esse inseticida pode ser uma importante ferramenta em programas de manejo integrado de pragas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado