QUALITY OF SOWING AND DEVELOPMENT OF MAIZE AS A FUNCTION OF BLACK OAT MANAGEMENT METHODS APPLIED IN DIFFERENT PERIODS BEFORE MAIZE SOWING

Authors

  • SILVANE DE ALMEIDA CAMPOS Universidade Federal de Viçosa
  • JOÃO CARLOS CARDOSO GALVÃO Universidade Federal de Viçosa
  • EMERSON TROGELLO IF Goiano - Campus Morrinhos
  • TATIANA PIRES BARRELLA Universidade Federal de Viçosa
  • JEFERSON GIEHL Universidade Federal de Viçosa
  • STELIANE PEREIRA COELHO Universidade Federal de Viçosa
  • LUIS PAULO LELIS PEREIRA Universidade Federal de Viçosa
  • MAURÍCIO NOVAES SOUZA IF do Espírito Santo - Campus de Alegre

DOI:

https://doi.org/10.18512/rbms2020v19e1151

Keywords:

Avena strigosa Schreb, soil cover, no-tillage, Zea mays L.

Abstract

The correct straw management in no-tillage system is necessary and has
demonstrated to be an excellent alternative to improve sowing quality. Cover crop management periods may compromise the performance of planters and the productivity of the successor crop. The objective of this study was to evaluate the effect of black oat management methods, carried out in different periods before maize planting, on the quality of sowing and development of the crop. Two experiments were conducted in the municipality of Coimbra, MG: the first in 2013 and the second in 2016. Randomized block design was used in both experiments, in split-plot arrangement (4x3), with four replications. The plots consisted of four black oat management periods (21, 14, 7 and 0 days before sowing) and the subplots consisted of three black oat management
methods (desiccated, rolled and cleared). The plants were managed in the flowering stage. The characteristics evaluated were: average, faulty, double and normal spacing between plants; sowing depth; emergence speed index; plant stand; and uniformity of plant development in V5 stage. In both experiments, the desiccated black oat presented lower emergence speed index, plant stand and uniformity of plant development. The mechanical managements of black oat, regardless of the period before maize planting, improve the quality of maize sowing, with significant reduction of faulty and double spacing, and promote proper plant development.

Author Biographies

SILVANE DE ALMEIDA CAMPOS, Universidade Federal de Viçosa

Possui Curso Técnico em Meio Ambiente pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Pomba (2003). Graduação em Bacharelado em Agroecologia pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba (2011). Pós-graduação Lato Sensu em Gestão Ambiental pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2011). Licenciatura plena em Ciências Biológicas pela Universidade Vale do Rio Verde - Campus Betim (2012). Mestrado em Agroecologia pela Universidade Federal de Viçosa. Revisora da Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável. Doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa.

JOÃO CARLOS CARDOSO GALVÃO, Universidade Federal de Viçosa

Formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (1985), Mestrado em Fitotecnia (1988) e Doutorado em Fitotecnia (1994) pela Universidade Federal de Viçosa. Foi pesquisador científico do Instituto Agronômico de Campinas. É professor Titular da Universidade Federal de VIçosa. Em maio de 2016 recebeu do Governo do Estado de Minas Gerais a Comenda Antonio Secundino São José pelos relevantes serviços prestados á agricultura nacional. Atual Vice-Reitor da UFV (2015-2019). Paraninfo da turma de formandos da UFV em Janeiro de 2016.Foi Chefe do departamento de Fitotecnia de março de 2012 a abril de 2015.Coordenou o Programa de Pós-graduação em Fitotecnia no período de 2005 a 2007. Coordena o Programa Milho /UFV, grupo de pesquisa reconhecido pelo CNPq. Foi membro da Comissão de avaliação dos Programas de pós-graduação da CAPES na trienal de 2007.Representante da UFV no Colegio de instituições de Ensino do CREA-MG.Professor das disciplinas de graduação, FIT 440, FIT 341, FIT 340 e FIT 290 e de pós-graduação FIT 640, lecionando sobre a cultura do milho.Atualmente tem 4419 horas lecionadas em disciplinas oferecidas 159 vezes totalizando 6688 alunos. Orientou 19 mestres e sete doutores, tendo supervisionado quatro pós-doutores. Orienta sete doutores e dois mestres.Coordena projetos de pesquisa nas áreas de manejo cultural, plantio direto tradicional e orgânico, integração lavoura-pecuária, melhoramento vegetal da cultura do milho. Participou de 119 projetos de pesquisa registrados na UFV.

EMERSON TROGELLO, IF Goiano - Campus Morrinhos

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2009) e mestrado em produção vegetal por mesma instituição acadêmica (2012). Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia da Universidade Federal de Viçosa (2014). Atualmente é professor do Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos, ministrando disciplinas nas áreas de culturas anuais e plantas daninhas para nível médio, superior e pós-graduação. Também se faz componente do corpo docente do mestrado profissional em Olericultura do IFGoiano Campus Morrinhos onde atua na orientação de discentes do programa, bem como na docência em relação as disciplinas de Biologia e manejo de plantas daninhas e Sistema de plantio direto na olericultura. Desde 2015 atua na coordenação do curso de Agronomia do IFGoiano campi Morrinhos. Vem trabalhando junto ao instituto em parcerias com empresas publicas e privadas (Embrapa arroz e feijão, Caraiba Sementes, Nortox, Inquima, etc.). Tem experiência na área de técnicas culturais da cultura do milho, soja e feijão, integração lavoura-pecuária, mecanização agricola, semeadura direta, qualidade de semeadura, sistema de plantio direto e manejo de cobertura. Um dos coordenadores da Unidade de Ensino Pesquisa e Extensão (UEPE) em iLPF desenvolvida no campus Morrinhos.

TATIANA PIRES BARRELLA, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (2001), mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) (2003) e doutorado em Fitotecnia (Agroecologia) (2010) e pós-doutorado em Fitotecnia. Foi professora do IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba durante 8 anos atuando no Ensino Técnico e Superior em Agroecologia. Atualmente é professora da Universidade Federal de Viçosa, departamento de Educação, atuando no curso de Licenciatura em Educação do Campo. Tem experiência na área Agroecologia e Educação do Campo - formação de educadores e práticas de ensino.

JEFERSON GIEHL, Universidade Federal de Viçosa

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Santa Maria, em 2015, com período de graduação sanduíche na Universität Hohenheim (Alemanha) pelo programa Ciência sem Fronteiras com bolsa CAPES. Atuou em projetos que articulam pesquisa, ensino e extensão relacionados à caracterização e avaliação de germoplasma de milho e feijão. Durante a graduação foi bolsista CNPq nas modalidades ATP-B e IEX. Foi membro do Grupo de Agroecologia Terra Sul, tendo organizado diversos eventos de extensão e educação. Possui Mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa e atualmente é estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia da Universidade Federal de Viçosa

STELIANE PEREIRA COELHO, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa. Mestre em Agroecologia, pela Universidade Federal de Viçosa. Pós-Graduada em Gestão Empresarial e Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa. Graduada em Bacharel em Agroecologia pelo IFSEMG - Campus Rio Pomba. Tem experiência na área de Agroecologia, atuando principalmente na área de homeopatia e produção orgânica de milho. Tendo participado de diversos projetos de pesquisa e extensão, como a difusão de tecnologia de irrigação e educação continuada sobre plantas Medicinais, Homeopatia e Produção de Alimentos Orgânicos para agricultores familiares. Pesquisadora Colaboradora do Departamento de Fitotecnia da UFV.

LUIS PAULO LELIS PEREIRA, Universidade Federal de Viçosa

NATURAL DA CIDADE DE SÃO MIGUEL DO ANTA - MG, CONCLUIU O ENSINO MÉDIO NA ESCOLA ESTADUAL PEDRO LESSA NO ANO DE 2007 TENDO INGRESSADO, NO MESMO ANO, NO CURSO DE AGRONOMIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA - UFV. EM 2012 RECEBEU O TÍTULO DE ENGENHEIRO AGRÔNOMO TENDO COMO PRIMEIRA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO O CARGO DE ENGENHEIRO AGRÔNOMO NA EMPRESA: ASSOCIAÇÃO DE CRÉDITO E ASSISTÊNCIA RURAL DE RIO CASCA ltda. AINDA EM 2012, FOI APROVADO NO CURSO DE MESTRADO EM FITOTECNIA NA UFV ONDE ATUALMENTE ATUA EM DIVERSOS PROJETOS DE PESQUISA TENDO COMO FOCO PRINCIPAL A CULTURA DO MILHO.

MAURÍCIO NOVAES SOUZA, IF do Espírito Santo - Campus de Alegre

Capixaba de Castelo, Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa (1981), Mestre em Recuperação de Áreas Degradadas, Avaliação de Impactos Ambientais, Economia e Gestão Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa (2004) e Doutor em Engenharia de Água e Solos pelo Departamento de Engenharia Agrícola e Ambiental da Universidade Federal de Viçosa (2008). É Professor Efetivo do Instituto Federal do Espírito Santo campus de Alegre. Tem experiência na área de Recuperação de Áreas Degradadas, Manejo de Bacias Hidrográficas, Saneamento e Planejamento Ambiental, Agrometeorologia,Economia Ambiental, Elaboração e Avaliação de Projetos Sociais e Ambientais, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento, conservação, recuperação, manejo e gestão. Foi Diretor Geral dos Institutos Federais campus de Araçuaí e São João del-Rei, Conselheiro do COPAM (Conselho de Política Ambiental de Minas Gerais), co-fundador do CIEA, Membro da Câmara de Assessoramento de Recursos Naturais, Ciências e Tecnologias Ambientais da FAPEMIG, Conselheiro Técnico da Agência Delegatária da Baía da Ilha Grande, Conselheiro do CODEMA, Perito da promotoria e Membro do Comitê de Coordenação do Plano Municipal de Saneamento Básico do município de Rio Pomba.

 

Published

2020-10-17

How to Cite

CAMPOS, S. D. A., GALVÃO, J. C. C., TROGELLO, E., BARRELLA, T. P., GIEHL, J., COELHO, S. P., PEREIRA, L. P. L., & SOUZA, M. N. (2020). QUALITY OF SOWING AND DEVELOPMENT OF MAIZE AS A FUNCTION OF BLACK OAT MANAGEMENT METHODS APPLIED IN DIFFERENT PERIODS BEFORE MAIZE SOWING. REVISTA BRASILEIRA DE MILHO E SORGO, 19, 18. https://doi.org/10.18512/rbms2020v19e1151

Issue

Section

Scientific Paper

Most read articles by the same author(s)

<< < 1 2 3