DESEMPENHO DA CULTURA DO MILHETO EM FUNÇÃO DE ÉPOCAS DE SEMEADURA E DO MANEJO DE CORTE DA PARTE AÉREA
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v3n03p%25pKeywords:
Pennisetum typhoides, semeadura outono/inverno, corte.Abstract
Em virtude da necessidade de cultivo de espécies de cobertura para a produção de matéria seca satisfatória, com permanência dos resíduos sobre o solo, em sistema de plantio direto, conduziu-se um trabalho na FCA/UNESP, campus de Botucatu-SP, cujo objetivo foi avaliar a influência de épocas de semeadura e de manejo de corte da parte aérea da cultura do milheto em condições de sequeiro. O experimento foi conduzido num delineamento de blocos casualizados, em esquema de parcelas subdivididas, sendo as parcelas representadas por três épocas de semeadura (25/04, 15/05 e 06/06/02) da cultura do milheto e as subparcelas pelo manejo da parte aérea: corte a cada florescimento e retirada do resíduo vegetal, corte a cada florescimento e permanência do resíduo vegetal na superfície do solo, corte apenas no primeiro florescimento e retirada do resíduo vegetal, corte apenas no primeiro florescimento e permanência do resíduo vegetal na superfície do solo e livre crescimento. Foram avaliadas a produção de matéria seca da parte aérea e a porcentagem de cobertura do solo. Os resultados permitiram concluir que a semeadura de outono/inverno da cultura do milheto para a produção de matéria seca é viável, tanto para plantio direto quanto para alimentação animal; a primeira época de semeadura e os manejos com corte a cada florescimento do milheto promoveram a maior produção de matéria seca total; a época de semeadura teve importância significativa na produção de matéria seca e não foi obstáculo para a ocorrência considerável de cobertura de solo.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of work and recognition of the work of authorship and initial publication in this journal.
Authors are able to take on additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, in an institutional repository or publish as a book), with acknowledgment of its initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg, in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as this may leadto productive exchanges, as well as increase the impact and citation of published work.