MAIZE INTERCROPPING AND NITROGEN FERTILIZATION AIMING GRAIN YIELD AND IMPLEMENT A NO-TILL SYSTEM
DOI:
https://doi.org/10.18512/rbms2021v20e1225Abstract
A consorciação de grãos com plantas de cobertura é uma estratégia de cultivo sustentável útil para garantir a produção de palha para a implantação do sistema de plantio direto (NTS) e o fornecimento de nutrientes, principalmente N, para as safras sucessivas. O objetivo deste estudo foi avaliar a influência dos sistemas de cultivo (CSs) do milho ( Zea mays L.), quando cultivado sozinho ou consorciado com crotalária e ruzigrass, em combinação com fertilização com N em cobertura, no desempenho agronômico do milho e da palha. acumulação com implementação de NTS. O experimento foi conduzido na safra 2017/2018 com delineamento de blocos casualizados em esquema de parcelas subdivididas com quatro repetições. As parcelas compreendiam milho sozinho, consorciado com crotalária ( Crotalaria spectabilis ) ou consorciado com ruzigrass (Urochloa ruziziensis ). As subparcelas foram submetidas a quatro doses de N: 0, 70, 140 e 210 kg ha -1 . Os sistemas consorciados promoveram maior acúmulo de N e produção de palha e não reduziram a produtividade de grãos (RG). A adição de fertilizantes N aumentou o teor de nitrogênio foliar (LNC) e RG. Consórcio com LNC de milho reduzido; no entanto, a maior aplicação de fertilizante de N em cobertura mitigou esse efeito. O consórcio de milho com culturas de cobertura é uma alternativa viável e sustentável para a agricultura, pois o milho GY não é afetado e há maior produção de palha e acúmulo de N. Portanto, a implementação do NTS ajudará no aumento da oferta de N em safras sucessivas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of work and recognition of the work of authorship and initial publication in this journal.
Authors are able to take on additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, in an institutional repository or publish as a book), with acknowledgment of its initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg, in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as this may leadto productive exchanges, as well as increase the impact and citation of published work.