MANEJO DA ERVILHACA COMUM (Vicia sativa L.) PARA CULTIVO DO MILHO EM SUCESSÃO, SOB ADUBAÇÃO NITROGENADA
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v6n01p%25pKeywords:
Zea mays, herbicidasAbstract
O nitrogênio (N) é o nutriente que mais freqüentemente limita o rendimento de grãos das espécies da família das poáceas, como a cultura do milho. Uma das alternativas para aumentar sua disponibilidade no solo é o uso de espécies leguminosas de inverno como culturas de cobertura de solo. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de épocas de dessecação da ervilhaca comum como cobertura de solo no inverno e de tipos de herbicidas usados na dessecação e no controle de plantas daninhas no desempenho agronômico do milho em sucessão, cultivado sob níveis diferenciados de N em cobertura. Dois experimentos foram conduzidos em Eldorado do Sul–RS, nas estações de crescimento de 1999/00 e 2000/01. No primeiro ano, foram testados quatro sistemas de manejo da ervilhaca como cultura antecessora, cultivada sob dois níveis (0 e 70kg/ha) de adubação nitrogenada. As variáveis desses sistemas de manejo foram tipos de herbicida utilizados e épocas de dessecação da ervilhaca comum. No segundo ano, além de dois níveis de N (15 e 120kg/ha), testaram-se três épocas de dessecação da ervilhaca comum. O delineamento experimental utilizado nos dois experimentos foi de blocos casualizados, dispostos em parcelas subdivididas, com quatro repetições. A ervilhaca comum não dessecada, ou dessecada um dia antes da semeadura do milho, incrementa o rendimento de grãos de milho em comparação com a dessecação realizada 15 dias antes da semeadura. A ervilhaca antecessora ao cultivo do milho não precisa ser dessecada com herbicida não seletivo. A aplicação de herbicida pré-emergente seletivo para a cultura do milho promove a dessecação da ervilhaca. A adubação nitrogenada aplicada em cobertura na cultura do milho incrementa o seu rendimento de grãos mesmo quando cultivado em sucessão à ervilhaca comum.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of work and recognition of the work of authorship and initial publication in this journal.
Authors are able to take on additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, in an institutional repository or publish as a book), with acknowledgment of its initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg, in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as this may leadto productive exchanges, as well as increase the impact and citation of published work.