MILHO TOLERANTE AO GLIFOSATO: INTERAÇÃO ENTRE HERBICIDAS PÓS-EMERGENTES E ÉPOCA DE CONTROLE DAS PLANTAS DANINHAS
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v18n2p168-177Keywords:
nicosulfuron, produtividade, silagem, Zea mays.Abstract
Evidencia-se a necessidade de estudos sobre estratégias eficientes de controle das plantas daninhas, pois o aparecimento dessas, durante o ciclo vegetativo da cultura, implica em perdas na produção. À vista disso, o objetivo foi avaliar o efeito da interação entre a época de controle das plantas daninhas e o tipo de herbicida pós-emergente na produção de silagem de grão úmido de milho. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso em esquema fatorial 2 x 7, com quatro repetições. Os tratamentos foram a combinação de duas épocas de controle das plantas daninhas (duas ou oito folhas expandidas do milho) com aplicação de herbicidas (atrazina, glifosato,nicosulfuron, atrazina+glifosato, atrazina+nicosulfuron, glifosato+nicosulfuron e testemunha com capina manual). A aplicação de glifosato e nicosulfuron, quando o milho estava em estádio V8, reduziu o comprimento da espiga e o número de grãos por espiga, respectivamente. No geral, o controle das plantas daninhas, quando o milho estava em estádio V3 aumentou em 2,59% o número de fileiras por espiga, em 5,70% o número de grãos por espiga e a produtividade de grãos em 6,31%. Portanto, a adequação da época de aplicação do herbicida, de acordo com o estádio da planta e o tipo de herbicida, reflete diretamente na produção da silagem de grãos úmidos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of work and recognition of the work of authorship and initial publication in this journal.
Authors are able to take on additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, in an institutional repository or publish as a book), with acknowledgment of its initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg, in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as this may leadto productive exchanges, as well as increase the impact and citation of published work.