INSETICIDAS EM PRÉ E PÓS-EMERGÊNCIA DO MILHO (Zea mays L.), ASSOCIADOS AO TRATAMENTO DE SEMENTES, SOBRE Dichelops melacanthus (DALLAS) (HEMIPTERA: PENTATOMIDAE)

Authors

  • CARLOS BRUSTOLIN Universidade Estadual de Londrina
  • RODOLFO BIANCO
  • PEDRO MANUEL OLIVEIRA JANEIRO NEVES

DOI:

https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v10n3p215-223

Keywords:

percevejo, Zea mays.

Abstract

Dichelops melacanthus (Dallas) (Hemiptera: Pentatomidae) é uma importante praga de diversas culturas, no sul do Brasil, alimenta-se de plantas jovens de milho (Zea mays L.) e trigo (Triticum spp.), causando danos a essas culturas. Nas regiões norte e oeste do Estado do Paraná, a pulverização de inseticida junto com herbicida, na dessecação, vem se tornando uma prática comum, para controlar o percevejo. Na busca de desenvolver táticas de manejo do percevejo,avaliou-se a eficácia de thiametoxam + lambdacialotrina e metamidofós, pulverizados em pré e pós-emergência do milho, com e sem tratamento de sementes (TS). Na faixa sem TS, as pulverizações de inseticidas em pré-emergência tiveram pouco ou nenhum efeito sobre D. melacanthus, mesmo com a adição de atrativos (leite de soja e sal de cozinha). As pulverizações de inseticida em pós-emergência apresentaram bom controle de D. melacanthus, sendo comparável ao TS, embora não sendo suficiente para a diminuição dos danos. Na faixa com TS, observou-se que a pulverização em pré-emergência não foi eficiente no controle do inseto. Pulverizações em pós-emergência associadas ao TS alcançaram controle de 80%. Nas condições deste experimento, a pulverização de inseticida em pós-emergência, como complemento ao TS, teve importância relevante, embora só se justifique se a relação custo/beneficio for satisfatória.

Author Biography

CARLOS BRUSTOLIN, Universidade Estadual de Londrina

Graduado pela Universidade Estadual de Londrina. Mestrando do curso de agronomia em fitossanidade da Universidade Estadual de Londrina.

Published

2012-02-14

How to Cite

BRUSTOLIN, C., BIANCO, R., & NEVES, P. M. O. J. (2012). INSETICIDAS EM PRÉ E PÓS-EMERGÊNCIA DO MILHO (Zea mays L.), ASSOCIADOS AO TRATAMENTO DE SEMENTES, SOBRE Dichelops melacanthus (DALLAS) (HEMIPTERA: PENTATOMIDAE). REVISTA BRASILEIRA DE MILHO E SORGO, 10(3), 215–223. https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v10n3p215-223

Issue

Section

Scientific Paper

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.