POTENCIAL DE UTILIZAÇÃO DE HÍBRIDOS COMERCIAIS DE MILHO PARA SILAGEM, NA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v2n01p%25pKeywords:
Zea mays, leite, herdabilidade.Abstract
Na época da seca, a quantidade e a qualidade das pastagens diminuem acentuadamente, reduzindo ou inviabilizando a produção de leite em escala comercial. A silagem de milho é uma boa opção para a alimentação do rebanho nessa época, devido à sua grande produtividade de matéria seca e ao bom valor nutritivo. Embora a qualidade da forragem seja importante, há poucas informações sobre as variações que ocorrem entre cultivares nesse aspecto. O objetivo deste trabalho foi verificar o potencial de produção de alguns híbridos de milho na região Sudeste, quando destinados à produção de silagem. Vinte e dois híbridos foram testados em seis locais diferentes (Alfenas, Bom Despacho, Caldas, São Sebastião do Paraíso e Três Pontas, em Minas Gerais, e Sertãozinho, em São Paulo). Empregou-se o delineamento de blocos casualizados, com três repetições e parcelas constituídas por quatro linhas de 8 m de comprimento, espaçadas de 0,8 m uma da outra. As linhas externas foram consideradas bordaduras; a semeadura e o desbaste foram feitos de modo a se obter uma população final de 54.000 plantas por hectare. Foram anotados dados referentes às características agronômicas e bromatológicas, as quais foram utilizadas para a estimativa da produtividade de matéria seca (t/ha) e do potencial de produção de leite (kg/ha) dos híbridos, em cada local. Constatou-se, entre as cultivares estudadas, a existência de ampla variabilidade para o potencial de utilização na forma de silagem. A interação genótipos por ambientes é pronunciada tanto para a produtividade de matéria seca como para o potencial de produção de leite dos híbridos. As herdabilidades no sentido amplo, para a produtividade de matéria seca de silagem e para o potencial de produção de leite, foram de 0,34 e 0,60, respectivamente.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of work and recognition of the work of authorship and initial publication in this journal.
Authors are able to take on additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, in an institutional repository or publish as a book), with acknowledgment of its initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg, in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as this may leadto productive exchanges, as well as increase the impact and citation of published work.