POTENCIAL DE UTILIZAÇÃO DE HÍBRIDOS COMERCIAIS DE MILHO PARA SILAGEM, NA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v2n01p%25pPalavras-chave:
Zea mays, leite, herdabilidade.Resumo
Na época da seca, a quantidade e a qualidade das pastagens diminuem acentuadamente, reduzindo ou inviabilizando a produção de leite em escala comercial. A silagem de milho é uma boa opção para a alimentação do rebanho nessa época, devido à sua grande produtividade de matéria seca e ao bom valor nutritivo. Embora a qualidade da forragem seja importante, há poucas informações sobre as variações que ocorrem entre cultivares nesse aspecto. O objetivo deste trabalho foi verificar o potencial de produção de alguns híbridos de milho na região Sudeste, quando destinados à produção de silagem. Vinte e dois híbridos foram testados em seis locais diferentes (Alfenas, Bom Despacho, Caldas, São Sebastião do Paraíso e Três Pontas, em Minas Gerais, e Sertãozinho, em São Paulo). Empregou-se o delineamento de blocos casualizados, com três repetições e parcelas constituídas por quatro linhas de 8 m de comprimento, espaçadas de 0,8 m uma da outra. As linhas externas foram consideradas bordaduras; a semeadura e o desbaste foram feitos de modo a se obter uma população final de 54.000 plantas por hectare. Foram anotados dados referentes às características agronômicas e bromatológicas, as quais foram utilizadas para a estimativa da produtividade de matéria seca (t/ha) e do potencial de produção de leite (kg/ha) dos híbridos, em cada local. Constatou-se, entre as cultivares estudadas, a existência de ampla variabilidade para o potencial de utilização na forma de silagem. A interação genótipos por ambientes é pronunciada tanto para a produtividade de matéria seca como para o potencial de produção de leite dos híbridos. As herdabilidades no sentido amplo, para a produtividade de matéria seca de silagem e para o potencial de produção de leite, foram de 0,34 e 0,60, respectivamente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado