DESENVOLVIMENTO DA LARVA-ALFINETE EM TURFA E VERMICULITA
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v14n1p1-9Keywords:
viabilidade larva-adulto, Diabrotica speciosa.Abstract
A Diabrotica speciosa (Germar) (Coleoptera: Chrysomelidae) é uma importante praga para diversas culturas. O objetivo desse trabalho foi aperfeiçoar o método de criação da larva-alfinete em condições de laboratório. Foram comparados quatro sistemas para criação das larvas, sendo dois deles com transferência e dois sem transferência de larvas, constituídas de plântulas de milho mantidas em turfa e vermiculita. Os seguintes parâmetros biológicos foram avaliados: duração e viabilidade no período larva-adulto, períodos de pré-oviposição e de oviposição, longevidade de machos e de fêmeas, fecundidade e viabilidade. Taxa líquida de reprodução (Ro), duração média em semanas de uma geração (T), capacidade inata de aumentar em número (rm) e razão finita de aumento (λ) de adultos de D. speciosa. A partir dos resultados obtidos, pode-se constatar que não houve influência dos substratos e técnicas de criação empregadas sobre os períodos de pré-oviposição e oviposição, longevidade de machos e fêmeas e também na fecundidade total. No entanto, houve influência para a viabilidade larval, onde se obteve uma viabilidade maior no tratamento sem transferência e com transferência quando usado como substrato turfa e vermiculita, respectivamente; uma maior duração do período larva-adulto quando os insetos foram criados em substrato vermiculita, independente da transferência; e na viabilidade dos ovos, que foi maior no tratamento sem transferência para os dois substratos. Os resultados da tabela de fertilidade indicaram que o potencial de reprodução de D. speciosa aumenta, significativamente, quando larvas são criadas em turfa sem transferência e vermiculita com transferência.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of work and recognition of the work of authorship and initial publication in this journal.
Authors are able to take on additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, in an institutional repository or publish as a book), with acknowledgment of its initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg, in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as this may leadto productive exchanges, as well as increase the impact and citation of published work.