DESENVOLVIMENTO DA LARVA-ALFINETE EM TURFA E VERMICULITA
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v14n1p1-9Palavras-chave:
viabilidade larva-adulto, Diabrotica speciosa.Resumo
A Diabrotica speciosa (Germar) (Coleoptera: Chrysomelidae) é uma importante praga para diversas culturas. O objetivo desse trabalho foi aperfeiçoar o método de criação da larva-alfinete em condições de laboratório. Foram comparados quatro sistemas para criação das larvas, sendo dois deles com transferência e dois sem transferência de larvas, constituídas de plântulas de milho mantidas em turfa e vermiculita. Os seguintes parâmetros biológicos foram avaliados: duração e viabilidade no período larva-adulto, períodos de pré-oviposição e de oviposição, longevidade de machos e de fêmeas, fecundidade e viabilidade. Taxa líquida de reprodução (Ro), duração média em semanas de uma geração (T), capacidade inata de aumentar em número (rm) e razão finita de aumento (λ) de adultos de D. speciosa. A partir dos resultados obtidos, pode-se constatar que não houve influência dos substratos e técnicas de criação empregadas sobre os períodos de pré-oviposição e oviposição, longevidade de machos e fêmeas e também na fecundidade total. No entanto, houve influência para a viabilidade larval, onde se obteve uma viabilidade maior no tratamento sem transferência e com transferência quando usado como substrato turfa e vermiculita, respectivamente; uma maior duração do período larva-adulto quando os insetos foram criados em substrato vermiculita, independente da transferência; e na viabilidade dos ovos, que foi maior no tratamento sem transferência para os dois substratos. Os resultados da tabela de fertilidade indicaram que o potencial de reprodução de D. speciosa aumenta, significativamente, quando larvas são criadas em turfa sem transferência e vermiculita com transferência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado