MILHO TOLERANTE AO GLIFOSATO: INTERAÇÃO ENTRE HERBICIDAS PÓS-EMERGENTES E ÉPOCA DE CONTROLE DAS PLANTAS DANINHAS
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v18n2p168-177Palavras-chave:
nicosulfuron, produtividade, silagem, Zea mays.Resumo
Evidencia-se a necessidade de estudos sobre estratégias eficientes de controle das plantas daninhas, pois o aparecimento dessas, durante o ciclo vegetativo da cultura, implica em perdas na produção. À vista disso, o objetivo foi avaliar o efeito da interação entre a época de controle das plantas daninhas e o tipo de herbicida pós-emergente na produção de silagem de grão úmido de milho. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso em esquema fatorial 2 x 7, com quatro repetições. Os tratamentos foram a combinação de duas épocas de controle das plantas daninhas (duas ou oito folhas expandidas do milho) com aplicação de herbicidas (atrazina, glifosato,nicosulfuron, atrazina+glifosato, atrazina+nicosulfuron, glifosato+nicosulfuron e testemunha com capina manual). A aplicação de glifosato e nicosulfuron, quando o milho estava em estádio V8, reduziu o comprimento da espiga e o número de grãos por espiga, respectivamente. No geral, o controle das plantas daninhas, quando o milho estava em estádio V3 aumentou em 2,59% o número de fileiras por espiga, em 5,70% o número de grãos por espiga e a produtividade de grãos em 6,31%. Portanto, a adequação da época de aplicação do herbicida, de acordo com o estádio da planta e o tipo de herbicida, reflete diretamente na produção da silagem de grãos úmidos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado