PREVISÃO DA POPULAÇÃO E ARRANJO ESPACIAL DE PLANTAS DE MILHO EM FUNÇÃO DA ARQUITETURA DA COPA E DA LOCALIZAÇÃO DA CULTURA
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v4n03p%25pKeywords:
Zea mays, arquitetura do dosselAbstract
A população e a distribuição espacial de plantas na cultura do milho são importantes para a interceptação da radiação, a qual é fundamental para o rendimento. A interceptação da radiação é função da latitude do local, do dia do ano, da hora do dia e do ângulo foliar. Não se dispõe de metodologia para previsão da melhor população e distribuição espacial de plantas em função da arquitetura da copa, sendo ambos, em geral, determinados por experimentação em campo. Também não se dispõe de metodologia para previsão do ângulo foliar que maximize a interceptação da radiação. Os objetivos do trabalho foram propor equações e metodologias para previsão da população e da distribuição espacial de plantas em função da arquitetura da copa, bem como de ângulos foliares que maximizem a interceptação da radiação em função do local e do dia do ano. A metodologia proposta deve ser validada pela comparação dos resultados de rendimento obtidos de genótipos com diferentes arquiteturas de copa e cultivados em diferentes latitudes e períodos do ano.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of work and recognition of the work of authorship and initial publication in this journal.
Authors are able to take on additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, in an institutional repository or publish as a book), with acknowledgment of its initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg, in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as this may leadto productive exchanges, as well as increase the impact and citation of published work.