Sobre a Revista
Foco e Escopo
Revista Brasileira de Milho e Sorgo
A Revista Brasileira de Milho e Sorgo (RMS) é um periódico de fluxo contínuo da Associação Brasileira de Milho e Sorgo (ABMS), com o objetivo publicar artigos científicos originais de todas as áreas referentes às culturas do milho, do sorgo e de espécies afins, que sejam significativos para o desenvolvimento das ciências agrárias e do agronegócio relacionado às cadeias produtivas das espécies mencionadas. Os artigos publicados devem ser originais, sendo proibidos de serem submetidos simultaneamente em outro jornal.
Conceitos e afirmações presentes em todos os artigos são de total responsabilidade dos autores.
Nova política implementada a partir de janeiro de 2020
A filosofia da revista a partir de 2020, é publicar todos os artigos somente em inglês, editorado e publicado online tão logo seja aprovado; portanto, sem esperar completar o número total de trabalhos previstos para o volume, sem divisão por número.
O custeio da correção e/ou tradução do manuscrito é de responsabilidade dos autores. A Revista Brasileira de Milho e Sorgo vai disponibilizar uma empresa juramentada para fazer a tradução / revisão dos artigos.
A Comissão Editorial dará aos autores a liberdade de utilizar os serviços de outra empresa desde que ela seja juramentada; neste caso os autores devem enviar o comprovante de certificação da empresa
Portanto, todo artigo submetido à revista receberá a tramitação normal de revisão por Ad-hocs qualificados e tão logo seja aprovado tecnicamente, será traduzido / revisado para o inglês, editorado e publicado online.
Processo de Avaliação pelos Pares
O processo de seleção de trabalhos para publicação envolve a avaliação do Comitê Editorial e pareceres de especialistas ad hoc, duplo cego da seguinte maneira:
Os manuscritos originais submetidos à avaliação são inicialmente apreciados pelo Comitê Editorial da Revista Brasileira de Milho e Sorgo. Nessa análise, são avaliados os requisitos de qualidade para publicação na revista, como: escopo; adequação às normas da revista; qualidade da redação; fundamentação teórica; atualização da revisão da literatura; coerência e precisão da metodologia; contribuição e relevância dos resultados; discussão dos dados observados; apresentação das tabelas e figuras; originalidade e consistência das conclusões.
Periodicidade
A partir de 2020, a revista RBMS passou a ser uma publicação de fluxo contínuo, em volume anual único e sem numeração, deixando a periodicidade trimestral dos últimos anos. Nesse formato, os artigos de cada volume vão sendo publicados ao longo do ano, à medida que ficam prontos, individualmente, sem a necessidade de fechamento de números ou fascículos.
Volume especial
Volume corrente
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Esclarece, no entanto, que os conceitos e/ou opiniões inseridas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores
Histórico do periódico
A Revista Brasileira de Milho e Sorgo (RBMS) teve sua primeira publicação em 2002 planejada como uma publicação quadrimestral (abril, agosto, dezembro) da Associação Brasileira de Milho e Sorgo (ABMS) com o objetivo de publicar artigos científicos originais de todas as áreas referentes às culturas do milho, do sorgo e de espécies afins, que sejam significativos para o desenvolvimento das ciências agrárias e do agronegócio relacionado às cadeias produtivas das espécies mencionadas.