AVALIAÇÃO DA INCIDÊNCIA DE GEADAS EM COMPONENTES DE PRODUTIVIDADE DO MILHO
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v3n02p%25pPalavras-chave:
temperatura, milho safrinha, geada.Resumo
Com o objetivo de avaliar os efeitos das geadas, ocorridas no período de 13 a 17 de julho de 2000, nos componentes de produção e no teor de proteína bruta dos grãos de milho, atingidos em diferentes estádios de desenvolvimento e crescimento, realizaram-se dois estudos no distrito da Picadinha, município de Dourados, MS. Os dados obtidos foram analisados, considerando o delineamento experimental inteiramente casualizado, com os tratamentos arranjados em fatorial 3x5, correspondente a três locais com cinco coletas por local, totalizando 15 tratamentos com 4 repetições, para o híbrido Tork. Para o híbrido C 901, os tratamentos foram arranjados em fatorial 2x5, correspondente a duas localidades com cinco coletas, totalizando 10 tratamentos com 4 repetições. Para a comparação entre as médias, foi utilizado o teste de Duncan a 5% de probabilidade. Para avaliar o efeito das épocas de coletas, utilizou-se o modelo de regressão polinomial. Concluiu-se que, em todos os locais e híbridos de milho estudados, as plantas afetadas pelas geadas acumularam matéria seca nos grãos até estes atingirem a maturação fisiológica. O acúmulo de massa seca nos grãos é diretamente proporcional aos danos causados na área foliar das plantas e do estádio de desenvolvimento dos grãos no momento da geada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado