INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA SOBRE O POTENCIAL FISIOLÓGICO DE SEMENTES SORGO SACARINO APÓS OSMOCONDICIONAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v18n2p299-310Palavras-chave:
Sorghum bicolor (L.)Resumo
No solo as sementes se deparam com diversos fatores limitantes como o estresse hídrico e as altas temperaturas. Objetivou-se no presente trabalho avaliar o potencial fisiológico de sementes de sorgo sacarino após o condicionamento das sementes com PEG 6000 e expostas a diferentes temperaturas de germinação. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado distribuídos em parcelas subdivididas com três temperaturas (20, 25 e 30 ºC) x quatro lotes (L1, L2, L3 e L4) x cinco potenciais osmóticos (0; -0,1; -0,2; -0,3 e -0,4 MPa). A temperatura consistia na parcela, os lotes como as subparcelas e os potenciais osmóticos como sub-subparcelas. Cada tratamento foi formado por 4 repetições. Após o condicionamento, as sementes foram submetidas às seguintes avaliações: porcentagem de germinação (G), primeira contagem de germinação (PC), comprimento de parte aérea (PA) e radicular (PR), relação parte aérea/ raiz (PA/PR) e massa seca de plântulas (MS). O condicionamento osmótico influenciou de forma positiva a G e a PC para as sementes de sorgo sacarino nas temperaturas testadas, permitindo uma separação dos lotes quanto ao seu desempenho fisiológico. O condicionamento osmótico e o aumento da temperatura de germinação afetaram negativamente o crescimento das plântulas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado