DEPOSIÇÃO DA APLICAÇÃO DE HERBICIDAS E FERTILIZANTE FOLIAR NO MANEJO DE PLANTAS DANINHAS NA CULTURA DO MILHO
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v18n3p364-378Palavras-chave:
mistura em tanque, Zea mays L.Resumo
O trabalho teve como objetivo avaliar a deposição da pulverização, assim como a seletividade e eficiência no controle de plantas daninhas de misturas em tanque de herbicidas associadas ou não ao fertilizante foliar Fertiactyl Pós® na cultura do milho. Dois experimentos foram realizados a campo com os híbridos P2530® (convencional) e DKB 330PRO2® (transgênico), na fazenda escola da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, Campus CEDETEG, Guarapuava-PR, durante a safra agrícola 2016/2017. O delineamento utilizado foi o de blocos ao acaso, com oito tratamentos e cinco repetições, em fatorial 3x2+2. Os fatores foram três misturas de herbicidas com atrazine (ATR) + nicosulfuron (NIC) (1000 + 45 g i.a. ha-1), ATR + mesotrione (MES) (1000 + 144 g i.a. ha-1); ATR + tembotrione (TEM) (1000 + 100,8 g i.a. ha-1), duas condições de associação ou não ao fertilizante foliar Fertiactyl Pós® (FEP) (400 mL ha-1), com testemunhas capinadas e sem capina. A associação de FEP com os herbicidas ATR + NIC, ATR + MES e ATR + TEM não interferiu na deposição da pulverização em milho e erva quente (Spermacoce latifolia), assim como na eficiência de controle de plantas daninhas e produtividade de grãos. O FEP associado as misturas em tanque dos herbicidas apenas apresentou resultado promissor na redução da fitointoxicação visual e manutenção dos níveis de clorofila iniciais na cultura do milho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado