CAPACIDADE DE COMBINAÇÃO DE PROGÊNIES PARCIALMENTE ENDOGÂMICAS OBTIDAS DE HÍBRIDOS COMERCIAIS DE MILHO
DOI:
https://doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v3n03p%25pPalavras-chave:
Zea mays L., dialelo circulanteResumo
Este trabalho teve como objetivos avaliar a capacidade combinatória de progênies parcialmente endogâmicas obtidas de híbridos comerciais e verificar o potencial de produtividade dos híbridos obtidos. Para isso, foram tomadas 20 progênies S2 de cada um dos sintéticos obtidos dos híbridos AG9012, C333B e Z8392. Os cruzamentos de progênies S2 foram obtidos utilizando um esquema em dialelo circulante, com s igual a três. Os 90 híbridos S2 x S2 foram avaliados com outras dez testemunhas em Lavras- MG e Rio Verde-GO, utilizando-se o delineamento de látice triplo (10x10). Foram avaliados os caracteres altura de plantas e de espigas, porcentagem de espigas sadias e produtividade de espigas despalhadas. Os dados foram submetidos a análise de variância individual e, posteriormente, conjunta. Estimaram-se as capacidades geral (CGC) e específica de combinação (CEC). Os quadrados médios relativos à CGC foram de maior magnitude do que os de CEC, sendo a CGC responsável por mais de 75% da variação total. Os sintéticos obtidos de híbridos simples comerciais apresentam comportamento distinto para a extração de linhagens, entre as quais as derivadas do híbrido C333B foram as de maior CGC. Foi possível identificar híbridos de progênies S2 com desempenho equivalente ou até mesmo superior aos híbridos comerciais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado